domingo, 16 de setembro de 2007

DINHEIRO no LIXO!

Estamos literalmente jogando dinheiro no lixo! Não, pode ter certeza de que eu não estou falando em programas de coleta seletiva (não que eu não acredite na coleta seletiva, mas ainda a vejo como uma forma que os governos municipais encontraram de desviar o foco do que realmente é importante tratar quando o assunto é lixo e o que fazer com ele)...

Enquanto as cidades daqui da Fronteira Oeste estão "engasgadas" com lixões, sendo multadas pelos órgãos ambientais e, em alguns casos, até "exportando lixo" para depositá-lo em outras cidades (como é o caso de Santana do Livramento/RS, por exemplo)... Há décadas a tecnologia de geração de energia elétrica a partir de termelétricas movidas a "lixo doméstico" (Resíduos Sólidos Urbanos) é utilizada mundo a fora!
Sim! Lixo é matéria-prima que estamos desperdiçando!

Enquanto NÓS DESPERDIÇAMOS espaço para criar lixões, contaminamos água e solo, facilitamos a multiplicação de vetores de doenças (como baratas, ratos e moscas), espalhamos plásticos que saem voando dos lixões... Existem diversas cidades que estão USANDO SEU LIXO (Resíduo Sólido Urbano) para:

* Gerar água quente para o próprio processo e distribuição a hospitais, piscinas municipais e sistemas de calefação;

* Gerar vapor para uso industrial;

* Gerar energia elétrica (gera entre 0,4 a 0,95 kWh/tonelada) ;

* Gerar frio convertido a partir do vapor, para uso em sistemas de condicionamento de ar para indústrias, shopping centers, aeroportos, etc.

* Além de reduzir o volume de Lixo a ser disposto nos Aterros Sanitários (cinzas resultantes do processo)

Tudo bem, em tempos de aquecimento global, alguém que trabalha na área ambiental recomendar uma atividade que irá gerar CALOR parece contraditório... Mas, acredito que dispomos no RS de técnicos capazes de criar sistemas mais eficientes e eficazes que aproveitem ao máximo a energia gerada pelas Termelétricas movidas a lixo, diminuindo a perda de calor para o ambiente. A sociedade pode (e deve) demandar às universidades e escolas técnicas que desenvolvam projetos de pesquisa neste sentido.

Algo que é ambientalmente muito criticado quando o assunto é termelétrica a base de lixo é a possível contaminação do ar (e das pessoas e demais seres vivos) pelos gases tóxicos que são gerados durante a incineração dos resíduos sólidos urbanos. Dioxinas e outras substâncias tóxicas resultantes deste processo são reconhecidamente causadoras de doenças respiratórias graves e, em muitos casos, estimulam a grande ocorrência de casos de câncer. Porém, existem tecnologias disponíveis para o tratamento destes efluentes gasosos e líquidos de forma a evitar a contaminação ambiental. Basta que sejam instalados estes "filtros" dimensionados à capacidade de geração de efluentes da Termelétrica e basta que os órgãos ambientais sejam treinados para realizarem fiscalizações nestas empresas que garantam o tratamento correto e a observação dos limites de substâncias permitidos para liberação no meio ambiente.

Para ter uma idéia de quanta energia estamos desperdiçando, segue uma tabela com a capacidade de geração de energia elétrica a partir de Termelétricas a base de lixo urbano de algumas plantas energéticas instaladas mundo a fora:

Localização: Tsurumi, Japan - Capacidade Tratamento: 600 t/dia - Produção energia bruta: 12 MW
Localização: Tomica, Nagoya, Japan - Capacidade Tratamento: 450 t/dia - Produção energia bruta: 6 MW
Localização: Dickerson, Maryland, USA - Capacidade Tratamento: 1.800 t/dia - Produção energia bruta: 63 MW
Localização: Alexandria, Virginia, USA - Capacidade Tratamento: 975 t/dia - Produção energia bruta: 22 MW
Localização: Isvag, Antuérpia, Bélgica - Capacidade Tratamento: 440 t/dia - Produção energia bruta: 14 MW
Localização: Savannah, USA - Capacidade Tratamento: 690 t/dia - Produção energia bruta: 12 MW
Localização: Izmit, Turquia - Capacidade Tratamento: 96 t/dia - Produção energia bruta: 4 MW
Localização: UIOM Emmenspitz, Suíça - Capacidade Tratamento: 720 t/dia - Produção energia bruta: 10 MW
Localização: Wells, Áustria - Capacidade Tratamento: 190 t/dia - Produção energia bruta: 7 MW


Fonte: http://www.luftech.com.br/arquivos/art07.htm


E os municípios que compõem a AMFRO (Associação de Municípios da Fronteira Oeste do RS)? Quantas toneladas de lixo urbano produzem (e desperdiçam!) POR DIA?
Para conhecer melhor sobre como funcionam as Termelétricas a base de RSU (Resíduo Sólido Urbano, ou LIXO URBANO), sugiro que sejam visitados os seguintes links:
http://www.ppe.ufrj.br/ppe/production/tesis/rachelh.pdf - Tese de Mestrado intitulada "Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos: Uma Abordagem Tecnológica"
http://www.riosvivos.org.br/canal.php?canal=161&mat_id=3688 - Problemas que deverão ser solucionados no projeto!!!!
http://www.reciclaveis.com.br/sabetai.htm - Artigo do Dr. SABETAI CALDERONI, "LIXO E ENERGIA ELÉTRICA: A NOVA FRONTEIRA DA ECONOMIA AMBIENTAL"

http://www.reciclaveis.com.br/sabetai1.htm - Artigo do Dr. SABETAI CALDERONI, "SOBRA LIXO E FALTA ENERGIA ELÉTRICA: O PROBLEMA PODE SER A SOLUÇÃO"


No Google (ou outro mecanismo de busca na web) pesquise combinando as palavras-chave: lixo plasma energia elétrica termelétrica resíduos sólidos urbanos

Nenhum comentário: