sábado, 15 de setembro de 2007

Espírito de Porco - Parte II

Deprimente concluir que o mesmo desdém pela sociedade brasileira demonstrado pelo Senado nesta semana, pode ser constatado entre alguns políticos do nosso município em relação à sociedade alegretense... Prá que o município possa realmente se desenvolver: XÔ ESPÍRITO DE PORCO!!!

Jornal Em Questão, 15 a 18/09/2007
Tempos bicudos
Promotores denunciam pressão e esclarecem a opinião pública

Desde que o Ministério Público começou a lançar sua lupa para fatos com suspeitas de possíveis irregularidades na administração municipal, a pressão tem sido intensa, muitas vezes através de "recados", outras com telefonemas desaforados, intimidações e tentativa de tutelarem o trabalho dos Promotores Rodrigo Vieira e Alessandra Moura. O eixo da pressão é o mesmo que vem fazendo seus ataques públicos contra o Jornal Em Questão e seu diretor Paulo de Tarso Pereira.
Nesta semana, após as denúncias feitas pela Promotora Alessandra Moura, contra as diversas situações que apontam para supostas ilegalidades no âmbito da Secretaria de Saúde, somadas ao fato do pedido de afastamento do Secretário Alexandre Machado, feita pelo Promotor Rodrigo Vieira, os boatos na cidade de que seriam removidos da comarca local aumentou.
Não há uma fonte que "banque" efetivamente a informação. As pessoas falam com medo sobre o assunto. Há uma atmosfera pesada na comunidade, patrocinada por um específico grupo político, oriundo da Ditadura Militar, impondo a censura aos meios de comunicação, pressão sobre a CPI da Parentada, ao Jornal Em Questão e agora contra os dois Promotores que investigam fatos relacionados à administração municipal.
Uma das críticas é de que o Promotor Vieira seria ex-político e que sua ação firme contra atos do Secretário Machado teriam cunho político. "Olha eu fui vice-Prefeito de minha cidade, Quaraí, e saí da política como entrei, de cabeça erguida e mãos limpas, o que me orgulha muito", disse Vieira ao Em Questão.
O outro ponto que os detratores dos Promotores estariam usando é de que a Promotora Alessandra está "querendo investigar tudo". "Ora, temos sempre buscado informar o senhor Prefeito dos fatos, e nada é feito escondido, faz parte de nossa profissão investigar as denúncias que são públicas", disse ela. Até mesmo surgiu um boato de que o trabalho dos Promotores seria denunciado ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante sua estada na cidade na próxima semana.
Na tarde desta sexta-feira os quatro Promotores reunidos redigiram um documento público, denunciando esta tentativa de coação e ameaça de transferências de Alegrete. Leia abaixo:
****************************************************************
"A quem interessa calar o Ministério Público?
Diante de insistentes comentários que circularam na cidade, nos últimos dias, no sentido de que pessoas integrantes de grupos políticos contrariados por ações do Ministério Público na cidade de Alegrete, iriam gestionar a "transferência" dos Promotores de Justiça Alessandra Moura e Rodrigo Vieira, cabe, antes de mais nada, indagar: a quem interessa o silêncio e a inércia do Ministério Público???
Certamente que à sociedade não interessa que os Promotores de Justiça descuidem de seus deveres, e deixem de investigar, apurar e buscar punição de todos quantos praticarem ilegalidades.
A obrigação de defender o cumprimento das leis do País é uma missão que a Constituição confiou ao Ministério Público, do que os Promotores de Justiça, aqui em Alegrete e em qualquer lugar do Brasil, não irão arredar pé.
Quanto à "transferência" de Promotores para outra cidade, é de ser esclarecido para as mentes menos arejadas que a Lei Maior do País assegura aos Promotores a garantida da inamovibilidade, o que significa que somente saem da cidade onde trabalham se assim o desejarem, justamente para que possam desempenhar suas funções com absoluta independência, sem receio de contrariar interesses econômicos ou políticos, por mais poderosos que sejam. Em outras palavras, não existe possibilidade de "transferência" de Promotores.
O Brasil mudou, de há muito vivemos num regime de liberdades democráticas onde não deve haver espaço para "coronelismos" e nem para soluços autoritários.
Rodrigo Vieira
Promotor de Justiça

Alessandra Moura
Promotora de Justiça

Marcela Romera
Promotora de Justiça

Ana Carolina Azambuja
Promotora de Justiça"
****************************************************************

Nenhum comentário: