quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Arroz Sustentável - Parte II

Alegrete.RS
14.09.2007

Arrozeiros se preparam para produzir sustentavelmente
Eventos em Manoel Viana e Alegrete informam sobre adequação ambiental das lavouras

Lavoura e meio ambiente está na pauta principal de todas as entidades ligadas à atividade orizícola no Rio Grande do Sul. A produção sustentável da lavoura de arroz passou a ser assunto prioritário, desde que se tornou cada vez mais importante assegurar a disponibilidade de alimentos para a população, buscando minimizar impactos ao meio ambiente. Este é o grande desafio da agricultura moderna e os produtores de arroz estão se preparando para enfrentá-lo.

Em setembro, dois eventos vão tratar sobre o tema lavoura e meio ambiente na bacia hidrográfica do Rio Ibicui. No dia 21, no Sindicato Rural de Manoel Viana, o IRGA, através dos seus conselheiros regionais de Manoel Viana (Ivo Mello), Alegrete (Cleomar Ereno) e Uruguaiana (Ariovaldo Ceratti) falam aos produtores e agrônomos sobre o trabalho do instituto, incluindo também a participação do engenheiro agrônomo Luis Antonio Valente que trará informações sobre os avanços do Projeto 10 na região. Como convidado especial estará presente o canadense Doug McKell, diretor do Conselho de Conservação do Solo do Canadá, abordando o tema "crédito de carbono & plantio direto". Sobre a água, principal insumo utilizado na lavoura irrigada, falarão o presidente do Comitê da Bacia do Rio Ibicui, Roberto Basso e o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ivo Mello. O encontro informativo terá início às 9 horas.

Já em Alegrete, no dia 27 de setembro, a Associação dos Arrozeiros com o apoio do Comitê da Bacia do Rio Ibicui, promovem o III ENTEC, com o painel “Adequação Ambiental da Lavoura de Arroz". Estão previstas as participações do presidente do IRGA, Maurício Fischer, que vem apresentar aos produtores o projeto P+L (Produção Mais Limpa) na lavoura; do consultor ambiental da Federarroz, Gerson Ferreira; do técnico da FEPAM, Cleber Aurélio, responsável pelo setor de licenciamento dos empreendimentos irrigáveis; e do diretor da SEMA/DRH, Ivo Mello.

Segundo o diretor do DRH, que também é produtor de arroz, a sustentabilidade é uma exigência nas produções agrícolas voltadas para a exportação. "No mercado nacional igualmente passará a ser condição de sucesso e de diferencial entre as regiões produtoras e aqui na bacia do Ibicuí cultivamos e colhemos grãos em condições ambientais das mais favoráveis do planeta", conclui Ivo Mello.

O painel “Adequação Ambiental da Lavoura de Arroz" será realizado a partir das 19 horas, no salão da Sociedade Italiana de Alegrete.

Fonte: Associação dos Arrozeiros de Alegrete

Um comentário:

MaryJoe Quartz disse...

Não discordamos do Ivo Mello quando ele diz que "produzimos o arroz com as melhores condições do planeta"; com certeza ele não mente. Isso porque não há protestos e ações efetivas para defender nosso Bioma dessas monoculturas que invadem substancialmente nossas várzeas com seus dessecantes e agrotóxicos. Quando nossos governos patrocinam as grandes corporações, nacionais e internacionais, com interesses escusos para que se instalem nas nossas terras independendo de querermos ou não e quase ninguém reclama. Até mesmo os agricultores familiares se tornam coniventes porque não se organizam e não fazem protestos organizados. Eles é que realmente produzem o alimento que servimos à mesa em diversidade e qualidade.
Nosso povo educadíssimo ainda não percebeu o engodo que é afirmar que uma imensa área cultivada com uma só cultura, seja de árvores, seja de grãos, não causa impactos. Mas quem pode afirmar isso com precisão e sem medo de estar atentando contra a ética? E os impactos sociais e ambientais que vemos acontecer ao longo de décadas?